Gengivite

Gengivite: saiba como cuidar da inflamação na gengiva

A gengivite é uma das doenças bucais mais comuns no Brasil. Isso se deve a uma combinação de fatores, mas a principal é a falta de hábito que o brasileiro tem para usar o fio dental.

gengiviteSe você sofre com sangramentos, gosto ruim na boca ou mau hálito persistente, é bem provável que esteja sofrendo com a gengivite. Neste caso, conte com a ajuda da Odoon para tratar essa inflamação na gengiva e proteger a beleza e saúde do seu sorriso.

O que é gengivite?

A gengivite, também chamada de doença periodontal, é caracterizada pela inflamação das gengivas. Na maior parte das vezes, esse problema é causado devido ao acúmulo da placa bacteriana na região entre os dentes e a gengiva – algo muito comum em pessoas que não usam o fio dental.

Além de provocar sangramentos, inchaço e vermelhidão na gengiva, a gengivite também pode trazer outros sintomas pouco agradáveis ao paciente, como mau hálito e o gosto ruim na boca. O maior problema dessa doença, no entanto, é a sua evolução.

Conforme a gengivite progride, ela começa a atingir os outros tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes, como o cemento e o osso alveolar. Quando isso acontece, passamos a chamar o problema de periodontite – um quadro muito mais grave que pode causar a perda óssea e dentária.

Quais são os sintomas da gengivite?

A gengivite é uma doença fácil de ser diagnosticada porque, na maioria das vezes, os seus sintomas são claros e aparecem “juntos”. A seguir, vamos listar os sinais que mostram que a sua gengiva pode estar inflamada:

Alteração na coloração da gengiva

gengiviteA mudança no tom ou coloração da gengiva é um dos sintomas mais marcantes da gengivite. Uma gengiva saudável é clara, com cor próxima ao salmão ou rosa. Portanto, se as suas gengivas estão escuras ou avermelhadas, é bem provável que estejam inflamadas.

Sensibilidade e sangramentos

Uma gengiva saudável não é sensível ao toque. Além disso, pacientes com gengivite tendem a sofrer com sangramentos ao escovar os dentes e, principalmente, usar o fio dental.

Gosto ruim na boca e mau hálito

Estes sintomas são causados por uma combinação de fatores, que envolve a presença de pus, sangramento e o acúmulo da placa bacteriana na gengiva. Normalmente, quem sofre com gengivite também costuma relatar um gosto amargo ou de ferrugem na boca.

Lembrando que, caso você identifique um ou mais desses sintomas, é importante consultar um dentista assim que possível. Somente a análise profissional será capaz de diagnosticar qual o problema de fato, a sua origem e o que deve ser feito para o seu tratamento.

O que causa a gengivite?

Na ampla maioria das vezes, a gengivite surge devido ao acúmulo da placa bacteriana nos dentes e ao redor da linha da gengiva. Isso porque as bactérias presentes nessa placa podem causar a irritação do tecido gengival e, consequentemente, a sua inflamação.

Contudo, existem outros fatores que fogem do “trivial” e vão além da higiene bucal ruim. Em alguns casos, a gengivite também pode aparecer devido a questões específicas, hábitos pouco saudáveis e outras situações que vamos comentar a seguir.

Tabagismo

homem fumandoAlém da má higiene bucal, podemos dizer que o tabagismo é dos principais causadores da gengivite. Isso acontece pois o cigarro pode provocar a retração das gengivas e comprometer o sistema imunológico –  tornando-o menos capaz de combater infecções bacterianas.

Cardíacos e Diabéticos

Pacientes que possuem problemas cardíacos e diabetes têm maiores predisposições para desenvolver a gengivite por conta da dificuldade que o organismo dessas pessoas tem em combater infecções bacterianas. No caso da diabetes, em especial, essa doença pode afetar a saúde das gengivas e elevar ainda mais a suscetibilidade a infecções bucais.

Gravidez e alterações hormonais

Durante a gestação, as mulheres ficam mais propensas a desenvolver a gengivite. Isso acontece devido a uma combinação de fatores que envolvem a alteração hormonal, crises de vômito, entre outros. No caso das grávidas, a inflamação na gengiva merece uma atenção especial, pois ela pode afetar tanto a saúde da mãe quanto a do bebê.

Uso de medicamentos específicos

Alguns medicamentos, como certos tipos de anticoncepcionais, antidepressivos e medicamentos para pressão arterial, podem aumentar o risco de gengivite. Isso acontece porque eles podem alterar o fluxo sanguíneo, hormônios e até mesmo a produção da saliva.

Como funciona o tratamento para a gengivite?

A gengivite pode ser abordada de diversas maneiras, que podem incluir uso de medicamentos específicos, mudanças de hábitos do paciente e até mesmo procedimentos cirúrgicos. Tudo vai depender da gravidade do quadro do paciente e de suas necessidades pessoais.

gengiviteO profissional responsável por tratar a gengivite é o periodontista – dentista responsável por cuidar de todo o sistema de sustentação dos dentes. Por isso, dependendo do caso, o paciente poderá ser encaminhado para esse atendimento. Deseja saber mais sobre a periodontia? Basta clicar no link abaixo para conferir um conteúdo completo:

+ Periodontista

Faça o tratamento da gengivite em uma clínica de Contagem

Se você está sofrendo com a gengivite ou suspeita que sua gengiva possa estar inflamada, não espere o quadro piorar. A Odoon é uma clínica de alto padrão, localizada em Contagem, que possui um time de profissionais com expertise no tratamento desse e outros problemas que possam afetar o seu sorriso.

Além disso, temos uma estrutura completa e equipe multidisciplinar qualificada, para que você possa fazer todo o seu tratamento em um só lugar. Quer saber como? Mande uma mensagem em um de nossos canais de atendimento e conte com a ajuda de profissionais que têm o dom para cuidar do seu sorriso.

Pré-agende sua consulta conosco

Logo Odoon Odontologia Avançada

R. Grécia, 38 - Bairro da Glória
Contagem - MG - 32340080

(31) 2557-7677
(38) 99564-3838

odooncontagem@gmail.com